Criação do conceito visual para a imagem do centenário, criando o design de um dos lados e concebendo a embalagem para reforçar a identidade da comemoração.
Projeto de colaboração com o escultor Manuel Vaz na criação da medalha de Bronze alusiva ao centenário da associação Humanitária.
Num passado longínquo, segundo a lenda, uma figura feminina da região tocava a trompa para alertar os habitantes da aproximação do inimigo.
O trabalho de modelação escultórica da figura “obedeceu” a esse desígnio.
Será um momento de pausa entre um som?
Estará a personagem a certificar-se da presença do agressor no horizonte?
Os elementos gráficos/plásticos ondulantes reforçam o dinamismo da composição, procuram caracterizar as cotas do espaço da vigilante e, quiçá, estabelecer uma relação entre o som e a sua materialização.
A heráldica da Corporação de Bombeiros Voluntários de Tondela, patente na medalha do centenário, que se destaca num primeiro plano, em relação a um grafismo de chamas, apela à importância do papel dos Bombeiros na sua nobre missão.
O Hino dos Bombeiros Voluntários de Tondela foi considerado na mensagem gravada na medalha.
“Sempre o Bombeiro é altaneiro, tem coração, combate sem descansar”
Aliado ao trabalho de medalhística o packaging abre uma janela simbólica do tempo mostrando o olhar atento da personagem. Este detalhe confere um toque de sofisticação, reforçando a conexão entre a peça e o observador, enquanto valoriza a simbologia.